Prisão de ventre é um problema comum, causa diversos transtornos e o mal é prevalente principalmente nas mulheres.Duas em cada três mulheres têm problemas intestinais, inclusive a constipação. Isso atrapalha não só o organismo, mas também a parte emocional.
Para auxiliar as pessoas que sofrem com prisão de ventre, recomenda-se frutas laxativas, pois elas permitem que o organismo esteja sempre regular. São elas:
Ameixa: Famosa por sua alta quantidade de fibras, a ameixa preta e o suco de ameixa são potentes estimuladores da motilidade intestinal, pois contêm o ácido diidroxifenil isatina.Além disso ela contém sorbitol. Uma substância com efeito de absorver mais água do organismo, e isso, aliado às fibras, acelera o trânsito intestinal.
Mamão: A fruta possui uma substância chamada papaína, grande amiga do nosso intestino.E esta é uma enzima proteolítica, que auxilia na digestão de proteínas.
Kiwi: O kiwi possui actiniidina, uma enzima proteolítica que estimula os receptores do cólon, auxiliando na mobilidade dessa estrutura e facilitando portanto a laxação.A enzima também provoca a hidrólise de proteínas, mecanismo que pode auxiliar no processo intestinal. Somando-se isso tudo às fibras naturais do kiwi, tem-se um ótimo efeito contra a constipação.
Abacaxi : Esta fruta tem como principal função contribuir com uma melhor digestão das proteínas da dieta, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo a digestão pesada.Podemos consumir até duas fatias por dia, ou usar o abacaxi como suco. A segunda opção aumenta as propriedades diuréticas e antioxidantes do corpo, sendo ainda mais saudável.
Figo: Uma fruta recheada de enzimas. Ela possui ficina, e esta substância ajuda a digerir as proteínas.
Amora : A frutinha vermelha é rica em antocianinas, compostos antioxidantes e bactericidas que podem auxiliar na constipação intestinal. A fibra presente na amora é a pectina, ela tem a habilidade de absorver a água, fazendo que o trânsito intestinal fique melhor ainda.
Abacate: Possui gorduras monoinsaturadas, gerando uma lubrificação que impede o principal efeito da constipação